Trabalhar, ter um ofício, uma renda, ganhar o "pão de cada dia" é uma atividade que energia física, mental, emocional e sacrifícios em todas os sentidos. No entanto, equilibrar e orquestrar tudo isso não é tão fácil, em um trabalhos nos moldes atuais teremos um chefe (rígido, bondoso, honesto, competente, humano etc), colegas com as mesmas carcterísticas, um salário questionável, um ambiente de trabalho agradável entre outros poréns, que podem minar ou melhorar sua vida.
Se acontece, a falta de ânimo aparece, as dificuldades financeiras são constantes e tudo colabora para que tenhamos problemas de saúde devemos prestar atenção antes de fugir do controle, o termômetro é a autoestima, que de acordo com o psicólogo e consultor de recursos humanos Marco Ornelas, ela tem influência em tudo que fazemos. "A autoestima reflete o que acreditamos ser. Por isso, o autoconhecimento é de fundamental", diz o profissional.
Basicamente, isto siguinifica que você deve ser seguro o suficiente para acreditar no seu potencial, respeitar suas limitações e não temer o julgamento, preconceito, seu estilo de vida e as dificuldades do sistema. O processo para melhorar a autoestima, não é fácil, mas também está longe de ser impossível.
A autoestima está diretamente ligada a produtividade em um ambiente de trabalho. Segundo Marco Ornelas, se ela estiver baixa (ou praticamente nula) você pode prejudicar a sua carreira. "O primeiro sintoma para perceber se a autoestima está abalada é prestar atenção na maneira como ele se comporta diante das tarefas a serem feitas e também na sua relação com os colegas", explica o referido psicólogo. Aumentar a autoestima é um trabalho lento, de longo prazo e deve estar inserida nos seus pensamentos, atos e operacionalizada dia a dia que deve abranger desde o cuidado com a aparência, otimizar suas relações familiares e interpessoais.
Uma das maneiras de melhorar sua autoestima e retomar uma vida normal com qualidade de vida é aumentar sua renda sem mudar de profissão ou trabalhar de modo sacrificante, neste site sugiro algumas atividades rentáveis que com o passar do tempo acabam sendo prazeirosa, afirmo porque comprovo dia a dia que ganhar dinheiro, sem alterar minha profissão, meus horários, meus hábitos e princípios e o que é mais importante sem sacrificar relações familiares ou social, além de ser divertido, aumenta minha autoestima (tenho a sensação de ser vencedor). Aumentando a renda (ganhando mais dinheiro) podemos ajudar as pessoas que amamos, filhos, pais, conjuges, parentes, amigos e porque não a sociedade, temos a comprovação que colaborar com outra pessoa melhoramos nossa vida afetiva, somos útil.
Reflita e operacionaliza, coloque em prática essa idéia e com certeza sua autoestima estará em alta!